Farmácias e Drogarias

Farmácias e Drogarias

27/02/2020 0 Por estacao

Os medicamentos, por serem produtos que necessitam de uso especial, possuem uma Lei Federal que determina que somente devem ser comercializados em locais específicos: farmácias e drogarias. Estes locais são considerados estabelecimentos de saúde, devendo possuir um farmacêutico como responsável técnico e autorização da Vigilância Sanitária e do Conselho de Farmácia.

 

QUAL a Diferença entre Farmácias e Drogarias?

  • Farmácias: estabelecimentos de saúde que comercializam e orientam sobre o uso de medicamentos industriais e manipulados.
  • Drogarias: estabelecimentos de saúde que comercializam e orientam sobre o uso de medicamentos industriais.

 

O que observar numa farmácia ou drogaria?

  • Todo estabelecimento deve possuir Alvará ou Licença Sanitária emitida pela Vigilância Sanitária e o Certificado de Regularidade do Conselho Regional de Farmácia, em local visível para o público.
  • Deve ter a presença de um profissional farmacêutico durante todo o horário de funcionamento, para prestar as orientações sobre o uso dos medicamentos aos consumidores.

 

QUAIS OS CUIDADOS AO COMPRAR MEDICAMENTOS POR TELEFONE OU PELA INTERNET?

  • Somente farmácias e drogarias abertas ao público, com farmacêutico responsável presente durante todo o horário de funcionamento, podem realizar a dispensação de medicamentos por telefone ou Internet.
  • O endereço eletrônico da farmácia deve possuir “.com.br” e deve conter, na sua página principal, todas as informações do estabelecimento, entre elas a razão social, endereço, CNPJ, horário de funcionamento, telefone, nome e nº de inscrição no CRF do Responsável Técnico e Licença ou Alvará Sanitário;
  • Devem ser garantidos aos usuários os meios para comunicação direta e imediata com o Farmacêutico, Responsável Técnico, ou seu substituto, através da entrega de um cartão, contendo o nome do farmacêutico, telefone e endereço do estabelecimento para orientações sobre o uso do medicamento.

 

Quais os serviços farmacêuticos que podem ser prestados nas farmácias e drogarias?

  • Orientação sobre o uso do medicamento.
  • Administração de medicamentos (nebulização, aplicação de injetáveis e uso oral).
  • Acompanhamento da pressão arterial e temperatura.
  • Monitoramento da glicemia capilar por meio de auto-teste.

 

Importante

Ao fazer o acompanhamento de sua pressão arterial, glicemia e temperatura corporal, o farmacêutico deverá entregar uma declaração, onde constarão as informações sobre a sua saúde, para que o médico saiba como o medicamento está tendo efeito no seu organismo.

Limpeza é fundamental. Verifique sempre se o local está bem arejado, livre da presença de insetos, poeira e outras sujidades.

Consulte o farmacêutico sobre os cuidados com os medicamentos. Ele deverá estar com identificação e presente durante todo o horário em que o estabelecimento estiver aberto.

———————————————————–

Exerça o seu direito, exija a presença do farmacêutico.

———————————————————–

 

O que é uso racional de medicamentos?

É quando utilizamos o medicamento correto e de origem conhecida, com orientação médica e farmacêutica, nos horários e nas quantidades especificadas na bula.

Todo medicamento apresenta riscos, mesmo quando utilizado de forma correta. O seu consumo de forma racional objetiva proporcionar o máximo benefício com uma minimização dos possíveis efeitos prejudiciais.